A arte como disciplina transdisciplinar: uma educação cidadã
Ronye Márcio Cruz de Santana
A proposta transdisciplinar traz oportunidades de várias abordagens do ensino na construção das atitudes condizentes com as necessidades que são rezadas na atualidade social, as atitudes neste processo formador do sujeito devem ser vistas, não como regras impostas, mas antes de tudo, deve ser vista como condições de vida em coletividade com dignidade. Neste espaço de socialização entra as propostas curriculares da educação artística e a arte como forma de desenvolvimento de habilidades requeridas para que se tenha o sujeito competente. O que podemos comprovar através do que se lê em:
O respeito pelo próprio trabalho e pelo dos outros, a organização do espaço, o espírito curioso de investigar possibilidades, a paciência para tentar várias vezes antes de alcançar resultado, o respeito pelas diferenças entre as habilidades de cada aluno, o saber escutar o que os outros dizem numa discussão, a capacidade de concentração para realização dos trabalhos são atitudes necessárias para a criação e apreciação artísticas. É importante que o professor descubra formas de comunicação com os alunos em que ele possa evidenciar a necessidade e a significação dessas atitudes durante o processo de trabalho dos alunos. (P.C.N. – Artes p. 113.)
É de suma importância na realização do trabalho com abordagens da arte, que o educador seja pesquisador de fontes de informação, isto é, materiais que esclareçam a respeito de recursos e técnicas que requerem a concretização do seu projeto. Deve ser um apreciador da arte, pois é uma condição importante para que selecione obras e artistas a ser estudados dentro da temática que deve estar relacionada às necessidades de seu alunado. Esse educador é inovador e criativo, visto que deve organizar a aula e o espaço de acordo com a necessidade do projeto, e acima de tudo é um educador que sabe trabalhar com a equipe da escola. O que diz:
Cabe ao professor escolher os modos e recursos didáticos adequados para apresentar as informações, observando sempre a necessidade de introduzir formas artísticas, porque ensinar arte com arte é o caminho mais eficaz. Em outras palavras, o texto literário, a canção e a imagem trarão mais conhecimentos ao aluno e serão mais eficazes como portadores de informação e sentido. O aluno, em situação de aprendizagem, precisa ser convidado a se exercitar nas práticas de aprender a ver, observar, ouvir, atuar, tocar e refletir sobre elas. (P.C.N. de Artes, p. 48.)
Desse modo, a transdisciplinaridede desempenha a transcendência nos processos educativos ao oportunizar o desenvolvimento de conjuntos de habilidades que desencadeiam a formação das competências educativas que norteiam a vida do educando. As habilidades estão nas variedades de propostas apresentadas pelo educador e também nos requisitos essenciais para que se tenha a concretização do que foi almejado quando da construção do planejamento de ensino. Uma educação que privilegia estas prioridades contribui e acrescenta na vida do educando e educador, enquanto gente, enquanto ser humano, enquanto cidadão participante e agente de transformação do espaço social, político e educativo, em que racionalidade e sensibilidade estão em constante diálogo para que se tenha a construção do conhecimento autônomo e holístico. O que se observa em:
Apenas um ensino criador, que favoreça a integração entre a aprendizagem racional e estética dos alunos, poderá contribuir para o exercício conjunto complementar da razão e do sonho, no qual conhecer é também maravilhar-se, divertir-se, brincar com o desconhecido, arriscar hipóteses ousadas, trabalhar duro, esforçar-se e alegrar-se com descobertas. ( P.C.N. – Artes, p.35.)
A arte esta na construção da culturalidade dos povos e não como se falar sobre a arte sem se colocar sobre os aspectos culturais dentro da sociedade, pois há que se dizer que a formação inicial do ser esta rico em detalhes culturais com os traços da sociedade a que pertence e na escola essa cultura vai sendo lapidada e explicada a partir de teorias estudadas, o que vai despertar completar e permitir a construção global do conhecimento do ser pensante, crítico e questionador da realidade que o cerca, este ser que se indaga e que busca resposta para suas inquietações, ser que ousa em construir e reconstruir em seus trajetos, pois vê e concebe a vida de forma transcendente.
REFERÊNCIA
Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte: 1ª a 4ª séries do ensino fundamental. Brasília. Ministério da Educação,1987.
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