HUNTER, James C., MAGALHÃES, Maria da Conceição Fornos de (Trad.) O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança. Rio de Janeiro: Sextante, 2004.
O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança
Por Ronye Márco
Com o objetivo de atender as necessidades do mercado empresarial com uma nova linha de liderança no mercado setorial das empresas, a obra faz uma reflexão sobre o que é líder, motivação, relações humanas e trabalho em equipe. O monge Leonard Hoffman usa o princípio de que as ideias, as discussões, o carisma são o sucesso de uma negociação de uma líder.
O Monge e o Executivo é diferente de todos os outros livros de administração, pois é volta mais para a literatura, no entanto ensina muito sobre a qualidade do empresário que sabe lidar com o seu público, com seus funcionários e, acima de tudo, com seus familiares.
É um livro fascinante, já que aborda temas de teor sócio-administrativo que nos faz refletir sobre como nos tornar um líder carismático; explica de forma literária técnicas de como influenciar pessoas; aborda o processo de uso corporal da linguagem para se beneficiar-se; demonstra como ser bem-sucedido em negociações; ensina como motivar e equipe usando exemplos que ocorrem no mundo e em meio empresarial e, sobretudo é uma lição de como se tornar uma pessoa melhor e mais humana.
A estrutura da obra é dividida em sete capítulos de que vem mostrar ao leitor os pontos primordiais de um empresário líder que são a motivação, a liderança, o planejamento setorial e humano, relações humanas e gestão de equipes que são cruciais para o bom funcionamento de uma empresa e um bom desempenho de um negócio.
O autor defende que a liderança não representa necessariamente o poder e sim o autoritarismo de quem o exerce; a liderança é a conquista do amor, é a dedicação à empresa, é o sacrifício pelo bem em que se trabalha para o outro. E complementa que o respeito, a responsabilidade e o cuidado com as pessoas são princípios virtuosos e indispensáveis a um grande líder. A servidão é o princípio de uma liderança e uma gestão eficaz e democrática.
A cada capítulo o autor nos esclarece a respeito de conceitos que são empregados na obra e a aplicabilidade destes. A exemplo disso é o conceito de liderança que é dado na página 25 e exemplifica com uma narrativa simples e de fácil compreensão e, também, isso ocorre com as palavras poder e autoridade, na página 26, na qual segue o mesmo modelo de estrutura de narrativa.
O monge Leonard Hoffman, como personagem principal da obra aborda assuntos de caráter lingüísticos, explicando como funciona o sistema de comunicação e a forma com a qual o nosso cérebro interpreta os sinais da comunicação, sendo assim, faz com que o executivo compreenda algumas ‘ferramentas’ interessantes que lhe ajudarão em seu processo de influência das pessoas, adequando as técnicas ao contexto em que você se encontra.
Já na metade do livro compreende-se como a personagem usa o processo de motivação e a função dessas. Ela aborda algumas ideias clássicas e os chamados Fatores Motivacionais que lhe servirão de apoio quando precisa motivar sua equipe de trabalho, ou até mesmo seus familiares e amigos. É surpreendente como o autor aborda todas as formas de gestão democrática e participativa de uma empresa de forma humana e respeitosa.
Além de chamar a atenção para os velhos paradigmas frente aos novos, para melhor entendimento o autor utiliza de diversos elementos na obra como tabelas e gráficos para elucidar o empreendedorismo de um valoroso líder. Afinal para corrigir falhas, é preciso estudar, conhecer e saná-las de antemão.
O Monge e o Executivo é um trabalho composta com seriedade e é uma ferramenta importantíssima para os alunos que cursam administração, contabilidade e demais áreas que primam por competência e zela uma liderança forte e democrática.
Independente do ambiente em que você se encontra, ou do número de indivíduos que está a sua volta, influenciar e motivar pessoas sempre serão formas imprescindíveis de alcançar seus objetivos, a aumentar ainda mais o seu poder de persuasão.
A sua utilização, seja no ambiente profissional, acadêmico ou familiar trará ferramenta muito eficaz nessa arte de compreender e influenciar e motivar pessoas que se relacionam com o empreendedor líder e é justamente esse conteúdo deste livro, que fornecerá conceitos e práticas exemplificadas pelo monge na narrativa que o ajudará e revelar o líder que existe em cada um de nós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário