Em si mesmo

Em si mesmo, viver é uma arte
E na arte de viver
É, simultaneamente, o homem:
O artista e o objeto de sua arte
Assim como: o escritor e a palavra.
Ronye Márcio

Pesquisar este blog

segunda-feira, janeiro 03, 2011

A depressão é um dos fatores que mais inibe o processo educativo do aluno.

Por Ronye Márcio

A depressão é uma disfunção mental em que ocorre no funcionamento das células que estão presentes no sistema cerebral e esse mau funcionamento compromete o estado emocional, em que o aluno apresenta variação de humor e de comportamento, como perda de interesse pelas atividades diárias e escolares, tristeza permanente, desânimo, ansiedade e irritabilidade com os colegas e familiares, e o estado físico em que sofre alterações como cansaço, diminuição da libido, insônia ou excesso de sono, perda ou aumento de apetite, distúrbios digestivos, falta de memória, redução de concentração e da capacidade produtiva. Além disso, se torna pessimista e apresenta dificuldade para tomar decisões.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estipula que o distúrbio da depressão, possa afetar cerca de 340 milhões de pessoas atualmente. Estipula-se que no ano de 2020, segundo a OMS, a depressão será o principal distúrbio mental a atingir a população dos países em desenvolvimento. Essa doença pode ocorrer com idosos e crianças, mas os adultos na faixa dos 20 aos 50 anos são os mais vulneráveis, no entanto, as mulheres têm maior tendência à depressão, em uma proporção de duas mulheres para cada homem. A principal razão é a maior variação hormonal que apresentam. Outros fatores que determinam a disseminação da doença são as causas genéticas, psicossociais e neuroquímicos, pontos estes que conduzem á depressão.

Alunos que vivem em constante perseguição por parte de colegas e exigências do professores, ele começa a pensar em suicídio com maior freqüência e o acúmulo de atividades que vão exigir do aluno uma maior concentração para a execução proporcionará ao aluno uma reação em cadeia no seu organismo e estressando podendo provocar graves problemas como derrame, diminui os esquemas mentais inutilizando e impossibilitando de pensar e produzir suas tarefas escolares podendo até torná-lo hipertenso pelo distúrbio corpóreo.

Quanto ao rendimento escolar pode-se perceber que há uma estreita relação entre os sintomas depressivos com a dificuldade de aprendizagem que o aluno tem na escola. O baixo rendimento escolar normalmente é resultado da depressão em si e não de um problema de inteligência ou mesmo intelectual, no entanto, os problemas escolares estariam atuando como uma possível expressão da depressão, diretamente relacionada à falta de interesse e desmotivação da criança depressiva em participar das tarefas escolares e em função dos sentimentos de auto-desvalorização apresentados por ela. Segundo alguns psicólogos, a importância do pensamento de uma criança é a preservação da vida e, principalmente, frente às situações adversas no cotidiano do aluno, uma vez que, afetará suas expectativas, a motivação para aprender, transformando inclusive o seu comportamento em sala de aula, bem como na realização de suas tarefas escolares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário