Em si mesmo

Em si mesmo, viver é uma arte
E na arte de viver
É, simultaneamente, o homem:
O artista e o objeto de sua arte
Assim como: o escritor e a palavra.
Ronye Márcio

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terça-feira, janeiro 04, 2011

A escola tem uma função social, democrática e transformadora

Por Ronye Márcio

A escola se depara com a nova realidade social que implica em novos paradigmas educacionais, por isso, é necessário dinamizar o ensino preparando os educandos para a sociedade, capitalista, moderna, tecnológica, informatizada na qual estamos inseridos. Diante dessa realidade é coerente buscar uma educação significativa através de uma postura dialética para a formação dos indivíduos.

O meio educacional tem uma função social que deve priorizar uma educação democrática transformadora da realidade em que vivemos desenvolvendo nos alunos uma consciência crítica que lhes permitam analisar o meio alienante e ideológico no qual se encontra a sociedade capitalista.

Educar é um fenômeno social específico que envolve aspectos que vão além dos muros da escola, pois, o indivíduo não se educa somente na escola, mas, em todo o contexto social em que está inserido caracterizando uma educação informal que adquire nas instituições sociais, como a igreja, a família, o clube esportivo, os grupos de convivência entre outros, além disso, através dos meios tecnológicos, como a internet, o indivíduo entra em contato com vários tipos de informações, o que traz novos desafios para a educação formal. Compreende-se que a educação deve ser voltada para a realização plena dos objetivos pessoais e coletivos de forma que possa satisfazer sua função social, enquanto sujeito transformador dos meios pessoal, educacional, social e religioso.

É nesse contexto que a educação se depara com o desafio de exercer seu papel de formador de indivíduo para a sociedade, mas, sofre diversas interferências dos sistemas administrativos, sociais, culturais, religiosos, entre outras. A construção pessoal considera aspectos de desenvolvimento interpessoal e social, em que se dá a possibilidade de poder modificar as convicções e posturas do ser humano. Cada pessoa carrega valores, crenças e costumes que vão sendo incorporados à medida que conhece e entra em contato com novos saberes, informações e culturas, para isso ele precisa ter uma ação concreta em busca da educação dialética para que possa tornar-se um ser autônomo, para que a mudança se torne real e efetiva. Toda mudança só é válida quando é aceita mediante a um processo contínuo de aprimoramento e aperfeiçoamento em que envolva a crítica e a autocrítica.

O professor enquanto profissional da educação deve ter consciência de sua responsabilidade e de seu poder como orientador e formador dos educandos. Por isso, deve priorizar os princípios metodológicos, dialéticos e críticos para uma formação social do aluno tornando-o autônomo, questionador e pesquisador dos seus problemas sociais, transformando-o num ser consciente e agente do processo sócio-educativo.

Nesse processo da construção educacional o professor depara-se com a uma série de elementos a ser considerada para melhor desenvolver sua prática pedagógica, entre elas sua formação enquanto profissional. Ter uma formação continuada que lhe permita uma visão holística da realidade para que possa desenvolver no seu fazer pedagógico um momento de construção social crítica e transformadora da realidade através de uma educação significativa.

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