Escola Municipal Antônio Bráulio de Carvalho
CONTEXTUALIZAÇÃO:
É de fundamental importância que a escola proporcione aos alunos o conhecimento e analise de forma crítica a relação intrínseca entre a História e o seu mundo contemporâneo, pois desde o início do século XIX o mundo vem sofrendo com o domínio do imperialismo, e a nossa sociedade não seria diferente. Já que o nosso país é capitalista, temos que alertar os nossos jovens das manipulações e influências da cultura de massa e da ideologia dos meios de comunicação.
O poder político é apenas uma expressão do poder na sociedade. Não é todo o poder. Além da forma ratificada e legitimada de poder pelo Estado, que é o poder político, muitas outras expressões de poder se manifestam em todos os níveis das relações sociais. Onde quer que exista desigualdade de statos, tende haver alguma forma de manifestação de poder. (NOVA; 2006. p. 127)
No âmbito internacional a ideologia dominante vem dos países potencialmente desenvolvidos como: EUA, Portugal, França, Alemanha, Espanha e etc. Essa dominação é ocasionada pelo bem de consumo tornando a população consumista, influenciada pela ideologia dos empresários através dos meios de comunicação e da cultura de massa. A concentração de capital nas mãos de poucos sempre fez parte da História da humanidade e ela tem que ser estudada desde a implementação, o processo - que não é novo – e perpassa a atualidade. A industrialização reafirmou o oligopólio das grandes potências que se desenvolveu em diversos países da Europa, consequentemente iniciou-se o monopólio e capitalismo financeiro; a esse propósito Marx e Engels comenta:
Na sociedade burguesa, o trabalho vivo é apenas um meio para aumentar o trabalho acumulado. Na sociedade comunista, o trabalho acumulado é apenas um meio para ampliar, enriquecer, promover o processo de vida do operário.
Portanto, na sociedade burguesa o passado domina o presente, na sociedade comunista o presente domina o passado. Na sociedade burguesa, o capital é independente e pessoal, enquanto o indivíduo ativo é dependente e impessoal.
E a burguesia chama a supressão dessa situação de supressão da personalidade e da liberdade!(2000, p.61)
Com a presente palestra quero mostrar aos alunos o poder de manipulação que a mídia, as músicas, as propagandas, os programas de rádio influenciam a opinião pública manipulando-a em favor do mercantilismo; o resultado foi o aumento da capacidade produtiva das indústrias e o aprimoramento das formas de dominação de uma sociedade, ”porque se trata realmente da supressão da personalidade, da independência e da liberdade do [povo brasileiro]1”(MARX E ENGELS: 2000, p.61)
OBJETIVO GERAL DO SEMINÁRIO
Construir a identidade pessoal e social na dimensão histórica, a partir do reconhecimento do papel do indivíduo nos processos históricos simultaneamente como sujeito e como produto dos mesmos, a abordar os desafios de um país periférico como o Brasil, a abranger uma abertura política a levar em consideração a forma específica de desenvolvimento capitalista e o estágio da constituição da classe trabalhadora.
__________ 1. Grifo meu.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Construir uma identidade ética em relação ao posicionamento do ideal de direito;
• Despertar a curiosidade sobre a política igualitária e social;
• Compreender-se como ser individual a viver em coletividade;
• Perceber as mudanças a as influências do poder político e do capitalismo no processo histórico da humanidade;
• Observar os meios de manipulação utilizada pelo capitalismo em cada momento histórico;
PÚBLICO ALVO
Alunos do Ensino Fundamental [8° e 9° ano] da Escola Municipal Antônio Bráulio de Carvalho
CONVIDADOS
1. Alunos do estabelecimento de ensino do 8° e do 9° ano;
2. Prof° Osvaldo Matos Santana (Professor convidado do 9° ano);
3. Prof° Tomaz Antonio Araújo (Palestrante);
CRONOGRAMA
Sessão Temática
14h:40min - APRESENTAÇÃO: A Revolução Industrial
14h:50min - A Era do Imperialismo
15h:00min - O Avanço Tecnológico
15h:10min - Manipulação da Sociedade Operária
15h:20min - A Ideologia Capitalista
15h:30min - A Cultura de Massa
METODOLOGIA A SER APLICADA NO SEMINÁRIO
A opção metodológica buscará garantir o envolvimento e a participação de todos/as envolvidos na construção do material, desde o princípio à preparação dos discursos sobre a Revolução Industrial e o efeito que proporcionou a evolução da humanidade de um modo geral. A optar pela metodologia da educação participativa, tendo como referência elementos para a elaboração do projeto a partir do conteúdo lecionado, ou seja, a questão da discussão sobre as mudanças histórico-sócio-político-ideológico da Revolução Industrial a atualidade.
REFERÊNCIA
LIVRO BASE
MELANI, Maria Raquel Apolinário (Eda Respons.). PROJETO ARARIBÁ: História 8°. São Paulo: Moderna, 2006.
LIVROS OU MATERIAL DE APOIO
ARAÚJO, Thomaz Antonio. A Revolução Industrial. (Poesia). s/d. [ ver anexo ]
DANTAS, Pedro. América Latina: democracia representativa versus democracia participativa. Conhecimento Prático Geografia da Escala Editorial. São Paulo: (27): 36-41, 2009.
MARX, Karl. ENGELS, Friedrich. NASSETTI, Pietro (trad.) Manifesto do partido comunista. 2 ed. São Paulo: Martin Claret, 2008.
NOVA, Sebastião Vila. Introdução à sociologia. 6 ed., 3 reimpr., São Paulo: Atlas, 2006.
Nenhum comentário:
Postar um comentário